Lady Gaga e Sergei Parajanov: a influência armênia no clipe “911” da cantora

A cantora e atriz Lady Gaga é uma das maiores estrelas da atualidade e em apenas 13 anos de carreira já alcançou sucesso mundial, tendo vendido até o momento mais de 130 milhões de álbuns e vencido os principais prêmios da indústria do entretenimento, como o Grammy e o Oscar. Além de seu trabalho como cantora e atriz, ela é frequentemente elogiada pela qualidade dos videoclipes que lança. E foi em 2020 que ela lançou um dos seus videoclipes – na verdade, segundo ela, um curta-metragem – mais elogiados pela crítica e público: todo influenciado pela cultura armênia e pelo trabalho do cineasta armênio Sergei Parajanov!

Em 911, que já foi visualizado mais de 69 milhões de vezes apenas no YouTube, a estrela recria diversas cenas do filme armênio A Cor da Romã, lançado em 1969 e dirigido por Parajanov. e O Trovador Kerib, lançado em 1988 e último filme de Parajanov.

Dirigido pelo cineasta Tarsem Singh – que dirigiu filmes como A Cela (2000) e Dublê de Anjo (2006) e que cita Parajanov como uma de suas grandes influências –, o clipe, que foi lançado dia 18 de setembro de 2020, foi inspirado na experiência de Lady Gaga com sua saúde mental. Sobre o trabalho, a diva pop comentou: “Este curta-metragem é muito pessoal para mim, minha experiência com saúde mental e a forma como a realidade e os sonhos podem se interconectar para formar heróis dentro de nós e ao nosso redor”. “Gostaria de agradecer ao meu diretor/cineasta Tarsem por compartilhar uma ideia de 25 anos que ele teve comigo, porque minha história de vida falou muito com ele.”

A Cor da Romã

Mas do que se trata essa verdadeira obra-prima, que é considerada por diversos críticos internacionais o melhor filme armênio já feito e um dos grandes filmes da história?

Com uma abordagem lírica, o filme retrata a vida, a arte e as ideias do trovador armênio do século XVIII Harutyun Sayatyan, conhecido como Sayat Nova, desde a infância até a morte, em um mosteiro.

Filmado em diversos lugares históricos da Armênia, como o Monastério de Sahanin e o Monastério Haghpat, o filme foi restaurado em 2014 e relançado no Festival de Cannes – o festival mais importante e renomado do cinema –, continuando a influenciar diretores até os dias de hoje.

Referências e influências

Dentre várias referências ao célebre trabalho de Parajanov e à Armênia, temos: quando Lady Gaga é apresenta pela primeira vez, ela está cercada por romãs de verdade; o pôster de A Cor da Romã aparece brevemente, bem como o pôster de O Trovador Kerib; a palavra “cautela”, escrita em armênio – զգուշություն –, pode ser vista ao longo do clipe; e depois de cerca de 3 minutos e 45 segundos do clipe e de sua fantasia em relação ao filme de Parajanov e romãs, é revelado que tudo que está acontecendo é fruto da imaginação de Gaga, após um acidente de carro que ocorreu quando ela ia para um Festival de Cinema Armênio.

Além disso tudo, o clipe de 911 tem várias outras homenagens visuais, que podem ser conferidas abaixo:

À esquerda, imagens do clipe de Lady Gaga; à direita, cenas do filme “A Cor da Romã”.
À esquerda, imagens do clipe de Lady Gaga; à direita, cenas do filme “A Cor da Romã”.
Pôsteres dos filmes “A cor da Romã” (1969) e “O Trovador Kerib” (1988.

 

Não deixe de assistir ao clipe na íntegra, abaixo:

Quer saber mais sobre a obra-prima armênia “A Cor da Romã”? Assista ao trailer do filme abaixo:

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Pedidos ou Contato?