Novas Companhias Aéreas Armênias

Pelos planos de expansão para o turismo e pelas oportunidades de negócio da Armênia, além da locomoção de cidadãos armênios e moradores do país para outros lugares, foi divulgado oficialmente, apenas em 2021, a criação de duas novas companhias aéreas armênias, a Fly Arna e a FlyOne Armenia!

Anunciada oficialmente em julho de 2021, a Fly Arna se torna a primeira companhia aérea nacional armênia – ou seja, uma companhia área de propriedade de uma nação ou que seja fortemente identificada com uma – após oito anos de ausência de uma no país.

Estabelecida após uma joint venture entre o Fundo de Interesse Nacional da Armênia (ANIF) – que é dono de 51% da companhia – e o Air Arabia Group – que é dono dos restantes 49% e que é o grupo responsável pela primeira e maior companhia aérea de baixo custo do Oriente Médio e Norte da África –, a Fly Arna operará como uma companhia aérea de baixo custo, tendo o Aeroporto Internacional Zvartnots de Yerevan (EVN) como sua base, operando, pelo menos inicialmente, voos para a Ásia Central, Rússia e Oriente Médio – segundo a companhia, voos para a Europa poderão fazer parte da rota da companhia futuramente.

Em relação ao nome da Fly Arna, ele foi escolhido entre mais de 500 sugestões recebidas como parte de um concurso, e é derivado de “Armenian National Airlines” (em tradução livre: Companhia Aérea Nacional da Armênia), mais especificamente das seguintes combinações: as duas primeiras letras de “ARmenian”, com a primeira letra de “National” e a primeira letra de “Airline”.

E em relação à identidade visual da companhia, as suas cores foram inspiradas na bandeira da Armênia e a logomarca e marca foram projetados para refletir uma companhia aérea nacional jovem e moderna. E inspirada na logomarca e no ethos da marca, a pintura das aeronaves da Fly Arna refletem clareza e uma companhia área voltada para o futuro, que está sempre em movimento, com a letra “A” exibida de forma criativa na cauda da aeronave – essa mesma perspectiva da identidade se refletirá no interior da aeronave, nos uniformes da equipe e em todos os pontos de contato com o cliente.

Sobre isso, o CEO da ANIF, David Papazian, comentou: “A identidade da marca Fly Arna reflete verdadeiramente o espírito inspirador e o ethos da Armênia. A revelação da identidade visual da Fly Arna é um movimento inspirador que nos aproxima um passo do lançamento da companhia aérea.” 

A Fly Arna começará a operar oficialmente no final de maio de 2022. E para saber mais sobre a companhia aérea, visite o site oficial.

FlyOne Armenia

Já a FlyOne Armenia foi anunciada meses depois da Fly Arna, mas já começou a operar os seus voos. Ela foi criada após um investimento de 60 milhões de euros (cerca de 369 milhões de reais) da companhia área FlyOne, da Moldávia, e recebeu o seu Certificado de Operador Aéreo da Armênia no dia 29 de outubro de 2021.

Utilizando uma frota de aeronaves A320 de 180 lugares e negociando, atualmente, três A321, a FlyOne Armenia, assim como a Fly Arna, é uma companhia aérea de baixo custo e tem o Aeroporto Internacional Zvartnots de Yerevan (EVN) como sua base. Porém, diferente da outra companhia aérea armênia, ela já opera voos para a Europa, já que no mesmo período do anúncio de suas operações foi divulgado que a Armênia e a União Europeia chegaram a um acordo na área de aviação para apoiar uma melhor conectividade e melhorar as oportunidades comerciais entre os países membros. Com este acordo, qualquer tipo de limitação e restrição de voos será removida e todas as companhias aéreas da União Europeia poderão operar voos para qualquer aeroporto na Armênia, e o mesmo vale em relação às companhias aéreas armênias em voos para a União Europeia.

E o primeiro voo da FlyOne Armenia foi entre Yerevan e Moscou, realizado no dia 15 de dezembro de 2021. Já no dia 18 de dezembro aconteceu o primeiro voo entre Yerevan e Lyon. Além da capital russa e da famosa cidade francesa, a companhia opera ou operará voos diretos para as seguintes cidades: Beirute, no Líbano; Chisinau, na Moldávia; Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; Krasnodar, na Rússia; Kiev, na Ucrânia; Tbilisi e Kutasi, na Geórgia; Teerã, no Irã; Tel Aviv, em Israel; e Istambul, na Turquia – o voo para a Turquia foi autorizado no dia 13 de janeiro de 2022 e será operado a partir de fevereiro; a autorização vem no momento em que Armênia e Turquia tentam normalizar as relações diplomáticas, depois de anos de instabilidade entre os países.

Para saber mais sobre a FlyOne Armenia ou até mesmo comprar passagens aéreas, visite o site oficial da companhia.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Pedidos ou Contato?