Museus únicos e especiais na Armênia

A Armênia, com sua rica cultura, possui museus incríveis por todo o país, como, por exemplo, o Museu de História da Armênia, no coração de Yerevan. Porém, há muitos museus não convencionais e muitas vezes esquecidos na Armênia. Abaixo, vamos conhecer alguns deles!

 

Junte-se a nós enquanto examinamos mais de perto alguns dos museus mais interessantes, não convencionais e muitas vezes esquecidos de toda a Armênia!

Museu das Etiquetas de Caixas de Fósforos de Tumanyan

Viajando ao longo da cênica estrada entre Yerevan e Tbilisi, capital da Geórgia, você atravessará a vila de Tumanyan, uma região ideal para os amantes do ecoturismo. Além disso, é o local onde está situado o fascinante Museu das Etiquetas de Caixas de Fósforos!

No passado, as etiquetas decoravam caixas de fósforos, exibindo uma variedade de arte, anúncios e mensagens de utilidade pública. Fundado em 2021, o museu agora abriga uma coleção impressionante com mais de 8.000 rótulos de diferentes partes do mundo. Explore o museu para ver se consegue encontrar alguma especial ou até mesmo do Brasil!

A entrada é gratuita e o museu abre das 14h às 18h, de terça-feira a domingo, com visitas guiadas disponíveis. Para saber mais informações sobre o museu, visite a página oficial no Facebook, clicando aqui.


Rótulos do Museu das Etiquetas de Caixas de Fósforos de Tumanyan

Galeria de Arte Teia de Aranha

Mesmo que você morra de medo de aranhas, é impossível não se encantar com a galeria de arte exclusiva feita com teias de aranha. E se você pensa que o nome deste museu é apenas para chamar atenção, é melhor pensar duas vezes, já que as obras expostas são feitas com teias de aranha reais, criadas pelo único artista no mundo a fazer isso, Andranik Avetisyan.

O museu fica em Gyumri, a capital cultural da Armênia, e está aberto todos os dias, das 11h às 20h. Para saber mais informações sobre o museu, visite o perfil oficial no Instagram, clicando aqui.

 


Algumas das obras na Galeria de Arte Teia de Aranha

Museus de Ilusões

As coisas não são o que parecem no Museu das Ilusões de Gyumri. Veja você confundir o seu cérebro com um tour guiado de 30 minutos pelos truques da luz e da proporção. O museu é voltado para todas as idades, mas, com certeza, as crianças vão adorar ainda mais este museu! E uma informação importante: é melhor visitar o museu em grupo, pois você precisa de pelo menos duas pessoas para completar algumas das incríveis ilusões de ótica.

O museu funciona diariamente, das 11h às 20h. Para saber mais informações sobre o museu, visite a página oficial no Facebook, clicando aqui.

 

 

Uma das ilusões presentes no Museu de Ilusões, localizado em Gyumri

Museu de Ciência e Tecnologia

Descubra as contribuições científicas e tecnológicas do povo armênio neste interessante museu! Nele, você poderá explorar mais de cem produtos para uso doméstico e industrial – incluindo um modelo do telescópio rádio-óptico ROT-54 – que foram inventados na Armênia ou anteriormente fabricados em fábricas locais.

No momento, o museu destaca-se pela ênfase na computação. Você verá exposições que mostram os primeiros computadores de mesa e partes de mainframes, evidenciando o trabalho pioneiro do Instituto de Microeletrônica de Yerevan.

Para maior conveniência dos visitantes, os materiais informativos estão disponíveis em inglês, russo e armênio. Localizado em Yerevan, no complexo do Engineering City, o museu está aberto para visitas das 11h às 18h nos dias úteis. A entrada é gratuita. ara saber mais informações sobre o museu, visite a página oficial no Facebook, clicando aqui.

Grupo de crianças visitando o Museu de Ciência e Tecnologia

Museu do Qamancha

Um dos instrumentos tradicionais da Armênia e da Pérsia, o qamancha de cordas – também chamado de kemenche – brilha como a estrela deste museu. Localizado em Ashtarak, a cerca de 30 minutos de Yerevan, o Museu Qamacha é o único do gênero. Aqui, você pode explorar uma coleção de instrumentos e participar de uma aula especial sobre como fazê-los e tocá-los.

E o melhor: a entrada no museu inclui um concerto de 30 minutos. Para mais informações, visite o site oficial do museu clicando aqui.

Entrada do museu localizado em Ashtarak

Museu Estadual de Escultura em Madeira

Venha explorar a tradição da escultura em madeira armênia ao longo dos séculos! Aqui você pode encontrar ferramentas de madeira esculpidas, portas, móveis, instrumentos musicais e muito mais. Inaugurado em 1977 no centro de Yerevan, o museu foi criado por meio de doações de colecionadores e sua coleção foi aumentando ao longo do tempo com peças adquiridas. Os visitantes são bem-vindos das 11h às 17h todos os dias, exceto às segundas-feiras.

O museu não possui site oficial, mas está localizado no seguinte endereço: 64 Abovyan.

Parte da coleção do Museu Estadual de Escultura em Madeira

Casa-Museu de Sergey Merkurov

Natural de Gyumri e educado na Universidade de Zurique e na Academia de Arte de Munique, o ativista e escultor do século XX Sergey Merkurov criou mais de 300 máscaras mortuárias em apenas 45 anos. Essas máscaras homenageavam as características faciais exatas de uma grande variedade de figuras, incluindo artistas, escritores, políticos e líderes militares.

Em 1984, a Casa-Museu Merkurov foi fundada em sua cidade natal. Os visitantes do museu podem explorar uma coleção de mais de 70 máscaras mortuárias feitas pelo próprio mestre. Para mais informações, visite o site oficial do museu clicando aqui.

Parte do acervo da Casa-Museu de Sergey Merkurov

Museu Ferroviário da Armênia

O Museu Ferroviário da Armênia está localizado no edifício da Estação Ferroviária de Yerevan. Mergulhe na história dos trens enquanto viaja no tempo neste museu. Abrangendo desde 1896 até os dias atuais, a exposição se desenvolve em 10 painéis, cada um detalhando uma época distinta na história das ferrovias. Os visitantes podem explorar o museu de terça a sexta, das 9h às 15h. A entrada é gratuita. Para mais informações, visite o site oficial do museu clicando aqui.

Museu Ferroviário da Armênia

Esses são apenas alguns dos museus diferentes da Armênia, mas tem muito mais! Em breve postamos a parte dois!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Pedidos ou Contato?