Taraz: um símbolo tradicional armênio

Em uma nação onde tradição e cultura são parte essenciais da vida, o taraz – a vestimenta tradicional armênia – é um símbolo de elegância e um patrimônio passado de geração em geração. As roupas vibrantes e únicas da Armênia não só resistiram ao tempo, mas também se transformaram em um meio para a expressão artística contemporânea. Vamos investigar mais abaixo a história rica do taraz armênio.


Desenho com alguns modelos de taraz

A história do taraz

A história do taraz armênio, ou o intricado e multifacetado traje tradicional do povo armênio, remonta a séculos e incorpora a essência da identidade armênia. Na verdade, a palavra “taraz” – que significa “maneira” ou “forma” – tem origens no idioma farsi. Como a história armênia abrange milênios, a arte do taraz evoluiu graciosamente através de fases distintas, adaptando-se naturalmente aos estilos em mudança. Cada região da Armênia Oriental e Ocidental tinha sua própria tradição distinta de taraz, que evoluiu em paralelo com o contexto histórico e regional.

 


Modelo de taraz

O taraz não se refere a uma ou duas peças de vestuário, mas sim a uma coleção de peças, incluindo vestidos, roupas íntimas, chapéus, calçados e acessórios. No início, a maioria dos elementos do taraz eram feitos de lã, algodão e pele. Com o tempo, a seda importada da China na Rota da Seda foi usada pela realeza. As cores, o tecido e a ornamentação do Taraz foram detalhados e intencionais. De acordo com o filósofo armênio do século XIV, Grigor Tatevatsi, as cores representavam os quatro elementos da Terra. O preto representava a terra, o branco representava a água, o vermelho simbolizava o ar e o amarelo refletia o fogo. Magenta simbolizava prudência e sabedoria. O vermelho também representava bravura e martírio, e o branco frequentemente representava pureza. O amarelo raramente era usado; em vez disso, tons de ocre eram proeminentes. O azul raramente era usado, pois simbolizava luto e sofrimento. Os elementos do design também informavam ao observador fatos importantes sobre quem o usava, como estado civil, número de filhos, riqueza e região de origem.

Além de sua beleza especial na celebração do casamento de quem o usava, o taraz nupcial tinha como objetivo afastar o mal. Você pode ver um vestido de noiva e acessórios lindamente preservados no Museu de História de Yerevan. Depois do casamento, as mulheres frequentemente usavam um chapéu em forma de torre, decorado com fitas ou detalhes prateados. Cobrindo metade da testa, o chapéu foi então envolto em tecido branco para mantê-lo no lugar. Em todo o mundo armênio, as mulheres sempre usavam avental. Estes variavam em estilo, alguns cobrindo apenas a saia e outros o vestido inteiro. Uma árvore da vida ou ícones domésticos eram frequentemente bordados neles. Um avental vermelho significava o status de casado de quem o usava; se as mulheres sofressem de infertilidade, trocariam frequentemente os seus aventais vermelhos por azuis. As roupas das mulheres mais ricas ostentavam bordados de fios prateados e dourados. Cintos, colares, brincos e tiaras prateados acrescentaram beleza e sofisticação ao look. Os homens frequentemente usavam calças largas e um caftã com cinto sobre uma camisa bordada. Um cinto prateado significava maturidade e um cinto dourado, riqueza. Os chapéus variavam de acordo com a região. Alguns tinham formato de cone, outros eram feitos de pele e outros ainda tinham topo plano e bordados com motivos regionais tecidos.

 

Taraz utilizado por um casal armênio

A evolução do taraz

Você pode observar vários trajes preservados de taraz em museus por toda a Armênia. Em Yerevan, visite o Museu de História da Armênia, o Museu de História de Yerevan, o Museu de Etnografia Armênia, o Museu de Artes Folclóricas e o Museu e Café de Arte Lusik Aguletsi. Em outras regiões, você pode visitar o Museu de Arquitetura Nacional e Vida Urbana em Gyumri, o Museu de Lore Local de Lori-Pambak em Vanadzor, o Museu de Lore Local e Galeria de Arte de Dilijan e o Museu de Lore Local de Goris. Artesãos e designers reconheceram a importância de celebrar a herança do taraz, garantindo que ela permaneça relevante e apreciada tanto pelos habitantes locais como pela comunidade global. Ao longo dos anos, eles encontraram maneiras de incorporar elementos tradicionais de roupas atemporais em roupas modernas. Esta fusão do antigo e do novo deu origem a uma infinidade de estilos que atendem a diferentes gostos e preferências. O bordado, parte integrante de taraz, também evoluiu, incorporando padrões modernos ao lado de motivos que carregam um profundo significado cultural.

No verão, você pode desfrutar de designs históricos e contemporâneos no anual Festival Taraz, um evento que celebra todas as coisas do taraz. O evento inclui uma exposição, danças tradicionais utilizando o taraz, além de exposição de coleções de designers.

Vista você mesmo o taraz

Uma bela maneira de vivenciar o taraz ao máximo é experimentar você mesmo! Você terá a oportunidade de fazer isso em vários locais doa Armênia. Equipes dos estúdios fotográficos que oferecem este serviço mostrarão uma variedade de estilos do taraz de diferentes regiões e oferecerão acessórios que melhor combinem. Vestido com perfeição, você pode fazer uma sessão de fotos com seus amigos e familiares ao lado de artefatos históricos como móveis de madeira, tapetes ou armas. As fotografias serão memórias preciosas que sempre o lembrarão da sua visita à Armênia.

A ideia de atacar e eliminar Talaat, o Ministro do Interior do Império Otomano que ordenou a prisão e deportação dos armênios, surgiu para Tehlirian em 1916, quando, como jovem voluntário, retornou a sua cidade natal e viu a casa de seus pais saqueada e em ruínas. Esse evento lhe causou um forte estresse mental e fez com que perdesse a consciência, tendo visões de sua mãe assassinada.

Soghomon Tehlirian não conhecia Talaat pessoalmente, nunca o encontrou cara a cara e nem falava alemão. Ele contava com uma equipe profissional que já havia realizado um extenso trabalho de reconhecimento e organização em Berlim para ajudá-lo a cumprir a missão que lhe foi confiada

 

Família utilizando diversos tipos de taraz em um ensaio fotográfico

O taraz armênio é um testemunho cativante da história, cultura e criatividade da nação armênia. À medida que artesãos e fotógrafos continuam a explorar a sua beleza tendo como pano de fundo as ricas paisagens do país, o taraz continua a ser não apenas uma peça de vestuário, mas uma tela para expressão artística do povo armêni. Seus padrões intrincados, cores vibrantes e silhueta atemporal tecem histórias do passado e do presente.

E uma coisa é certa: onde tem Armênia, tem história!

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Pedidos ou Contato?