Ontem, dia 31 de julho, a UGAB Brasil realizou o evento “A Geopolítica no Cáucaso: perspectivas e desafios da Armênia”, que ocorreu no icônico MASP, em São Paulo, e que pôde reunir os jornalistas Guga Chacra (GloboNews), Betina Anton (Globo), Fernando Andrade (Rádio CBN), Filipe Figueiredo (Xadrez Verbal) e Rodrigo Craveiro (Correio Braziliense), além do Historiador Heitor Loureiro.
Durante a conversa, que contou com mais de 300 espectadores, os participantes puderam conversar de forma aprofundada sobre a atual situação da Armênia e o contexto geopolítico da região que envolve o país desde décadas passadas até o momento atual.
Participantes do evento A Geopolítica no Cáucaso: perspectivas e desafios da Armênia
Além da conversa entre os especialistas, a noite foi de uma merecida homenagem ao Guga Chacra, que sempre defendeu e falou sobre a Armênia e os armênios na imprensa brasileira, quando mais ninguém fazia isso. Por essa ocasião, foi exibido um vídeo sobre sua brilhante carreira e um troféu especial foi entregue a ele.
Guga Chacra com seu troféu ao lado de Rafael Balukian, Presidente da UGAB Brasil
O evento
O debate, que contou com casa cheia, se iniciou com o mestre de cerimônias Paulo Pandjiarjian, que deu boas-vindas ao público.
O mestre de cerimônias cerimônias Paulo Pandjiarjian
Após as boas-vindas, ele chamou para realizar breves discursos o Presidente da UGAB Brasil, Rafael Balukian, e o Embaixador da Armênia no Brasil, Armen Yeganian.
O Embaixador da Armênia no Brasil, Armen Yeganian, discursando para o público
Após as boas-vindas e palavras iniciais, foi exibido no telão o primeiro vídeo da noite, que falou sobre as duas edições do curso “Armênia: política, história e sociedade”, que é realizado e idealizado pela UGAB Brasil. Para saber mais sobre a primeira edição desta iniciativa inédita, clique aqui.
Ao término do vídeo, o mestre de cerimônias chamou ao palco os participantes do debate.
Guga Chacra falando sobre temas atuais da geopolítica
O primeiro participante a falar foi o mediador Fernando Andrade, que fez uma abertura. Depois, cada um dos participantes falaram inicialmente – mas não só sobre isso – dos seguintes temas: Heitor Loureiro fez um contexto histórico da Armênia; Rodrigo Craveiro falou sobre Artsakh; Betina Anton falou sobre a sociedade e da participação do curso “Armênia: política, história e sociedade”; Filipe Figueiredo sobre a geopolítica da região; e por último o Guga Chacra falou sobre esses assuntos e de como as eleições dos EUA podem influenciar a Armênia e a região.
Por fim, o público pôde fazer perguntas e a já citada homenagem ao Guga Chacra foi realizada (com participação especial, via vídeo, de Ariel Palacios).
Sobre o evento, o Presidente da UGAB Brasil Rafael Balukian comentou: “Foi uma grande honra organizar este evento e receber jornalistas e historiadores tão talentosos. A discussão sobre a situação atual na Armênia e em Artsakh foi muito esclarecedora para o público, difundindo o conhecimento sobre a situação da Armênia para um público altamente engajado.”
Rafael Balukian em seu discurso
Finalizado esse evento de alto nível, que nos deixou muito orgulhosos, a UGAB Brasil gostaria de agradecer aos jornalistas e historiadores Betina Anton, Fernando Andrade, Filipe Figueiredo, Heitor Loureiro e Rodrigo Craveiro, que abrilhantaram a noite com suas participações; pela ocasião, em especial, agradecemos o homenageado Guga Chacra, por seu brilhante trabalho e constante apoio à Armênia e Artsakh.
Destacamos a presença do Embaixador da Armênia no Brasil, Armen Yeganian, que fez um breve discurso durante a abertura do evento e agradecemos de forma especial ao mestre de cerimônia e amigo Paulo Pandjiarjian, por sua participação e articulação fundamentais para a realização deste evento.
E, claro, agradecemos ao público que esteve presente no MASP e que enriqueceu ainda mais esta noite inesquecível.
Muito obrigado!
Filipe Figueiredo, Heitor Loureiro, Armen Yeganian, Guga Chacra, Rafael Balukian, Betina Anton, Fernando Andrade e Rodrigo Craveiro