Armênios na Copa do Mundo

Depois de muita espera, a Copa do Mundo do Catar começa no próximo dia 20 de novembro. E veremos em campo mais um jogador armênio disputando a competição mais vista no mundo

Assim como no Brasil, o futebol também é uma paixão na Armênia, tendo atualmente como principal jogador do país o craque Henrikh Mkhitaryan. E apesar de a seleção armênia nunca ter disputado uma copa do mundo, jogadores armênios já disputaram a competição mais importante do futebol mundial – inclusive, dois já foram campeões do mundo!

Conheça agora mesmo oito jogadores armênios que já disputaram a Copa do Mundo e por quais seleções.

Armênios e a seleção do Irã

De todas as seleções do futebol mundial que já disputaram a Copa do Mundo, a seleção iraniana é a que mais chama jogadores armênios. Entre eles, há um jogador que disputará a Copa do Catar: o lateral direito Ramin Rezaeian!

Nascido em Sari em 1990, Rezaeian é filho de pai armênio e mãe persa e joga pelo clube iraniano Sepahan. Essa será sua segunda Copa do Mundo, já que disputou a edição de 2018. É um jogador muito querido no país e um dos principais jogadores de sua seleção.

 


Ramin Rezaeian, jogador armênio-iraniano que disputará a Copa de 2022 no Catar

 

Mas ele não foi o primeiro. Já em 1974, ano em que o Irã disputou sua primeira Copa, um dos destaques foi o zagueiro Andranik Eskandarian. Nascido em Teerã em uma família armênia, Andranik jogou por dois anos pelo Ararat Tehran, o time da diáspora armênia no país.

Com a seleção iraniana, além de disputar a Copa de 74, seu maior feito foi vencer o título da Copa Ásia de 1976. Depois disso, foi jogar nos Estados Unidos, onde reside até hoje – Andranik é pai do também ex-jogador Alecko Eskandarian, que chegou a ser convocado pela seleção americana.


Andranik Eskandarian, que disputou a Copa de 1974 na Alemanha

 

Anos depois, em 1998, quem foi convocado foi o meio-campista Alireza Mansourian. Nascido em Teerã, ele jogou no futebol iraniano, alemão, grego, entre outros. Pela seleção iraniana, disputou 46 jogos e marcou oito gols. Atualmente, é treinador.

 

Alireza Mansourian, que disputou a Copa de 1998 na França pelo Irã

Já em 2006, na Copa da Alemanha, o destaque fica para o meio-campista Andranik Teymourian, capitão da seleção, que marcou história ao se tornar o primeiro não-muçulmano a ser capitão da seleção iraniana.

Nascido em Teerã em 1983 em uma família armênia, ele deu seus primeiros passos no futebol no Ararat Tehran. Em sua carreira, jogou em times iranianos, do Catar e da Inglaterra, onde teve mais destaque.

Por sua seleção, ele disputou 101 partidas, marcando nove gols, e disputando as copas de 2006 na Alemanha e 2014 no Brasil, além de ter disputado três Copa da Ásia.

 


Andranik Teymourian, armênio que fez história na seleção iraniana

 

União Soviética

Como a Armênia fez parte da União Soviética por décadas, nada mais natural que jogadores armênios tenham disputado a Copa do Mundo pela União Soviética.

E o primeiro Armênio a disputar uma Copa do Mundo foi o atacante Eduard Markarov (originalmente, o sobrenome de sua família era Margaryan).

Nascido em 1940 em Baku em uma família armênia, Markarov jogou em apenas três times em sua carreira, tendo sem aposentado em um deles: Ararat Yerevan, no qual ele também virou treinador. Ele disputou a Copa de 1996 na Inglaterra, ficando em quarto lugar.

 

O armênio Eduard Markarov, que ficou em quarto lugar na Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra

 

Já o primeiro jogador armênio a ter nascido em território armênio e a disputar uma Copa do Mundo foi o meio-campista Khoren Oganesian. Nascido em Yerevan em 1955, começou sua carreira no Ararat Yerevan.

Considerado o melhor jogador da Armênia no Século XX, ele foi escolhido o Jogador de Ouro da Armênia pela federação do país para comemorar o Jubileu da UEFA, em 2003, como jogador mais importante dos últimos 50 anos. E em 2010, ele recebeu a Medalha Khorenatsi, a mais alta honraria do país, por sua contribuição à história armênia.

 

Khoren Oganesian, considerado por muitos o melhor jogador armênio de todos os tempos, em jogo comemorativo

 

Campeões

E foi na Copa do Mundo de 98, disputada na França, que dois armênios ganharam o tão sonhado título: o atacante Youri Djorkaeff e o meio-campista Alain Boghossian.

Filho da armênia Mary Ohanian, Djorkaeff nasceu em 1968 em Lyon. Começou no Grenoble, da França, e depois fez carreira em times da Itália, Inglaterra e Estados Unidos. Pela seleção, disputou 82 jogos e fez 28 gols, tendo disputado as Copas de 1998 – tendo feito, inclusive, um passe para o segundo gol de Zidane na fatídica final contra o Brasil) e de 2002.

Após se aposentar em 2006, ele criou a Fundação Youri Djorkaeff em 2014 e atualmente ocupada o cargo de CEO da Fundação FIFA, tendo, inclusive, feito projetos na Armênia.

 

Youri Djorkaeff, ao centro, levantando a taça da Copa do Mundo de 1998

 

Já Alain Boghossian nasceu em Digne-les-Bains em 1970. Filho de pais armênios, ele recusou diversas vezes o chamado para jogar pela seleção armênia, sempre sonhando em jogar pela França, seu país de nascimento.

Iniciou sua carreira em 1988 e jogou profissionalmente até 2003, em países como França, Espanha e Itália. Pela seleção Francesa, disputou 26 jogos, tendo marcado dois gols, e participou das Copas de 1998 (entrando na final) e na de 2002, na Coreia do Sul e no Japão.

Alain Boghossian, filho de armênios e vencedor da Copa do Mundo de 1998 pela França

 

Em 2001, Alain Boghossian e Youri Djorkaeff agradeceram ao Presidente Francês da época, Jacques Chirac, pelo reconhecimento oficial do Genocídio Armênio pela França.

E apesar dessa longa história de armênios na copa, desejamos sorte ao Brasil na Copa de 2022. Vai, Brasil!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Pedidos ou Contato?