37 anos da Cozinha da UGAB

Há décadas fazendo o melhor da culinária Armênia, a Cozinha da UGAB continua a manter e propagar um dos pilares da cultura armênia

Com sua milenar existência, a cultura armênia é muito rica e vasta, com elementos únicos, que influenciaram diversas outras culturas pelo mundo. E, sem sombra de dúvidas, um dos grandes elementos que torna a cultura armênia tão singular é a sua culinária, uma culinária que é diversa, rica em tempero e sabores e que varia de lugar para lugar, já que é um reflexo direto de onde os armênios vivem e viveram.

Manti, um dos pratos mais clássicos da culinária armênia

Não à toa, a UGAB Brasil, que se dedica incessantemente à defesa da herança armênia, tem como uma das suas grandes e mais fortes bases nesse trabalho a Cozinha da UGAB, que em 2022 completou 37 anos de história!

Origens

A história da Cozinha da UGAB começa em 1985, quando as senhoras do Departamento Feminino já se reuniam semanalmente para discutirem assuntos importantes em suas áreas de atuação pela entidade, bem como para fazer costura e bordado.

E apesar de a cultura armênia estar presente em todos os cantos do mundo e ser passada de geração para geração, as senhoras perceberam que as jovens armênias – geralmente suas filhas e netas – não sabiam como fazer as típicas comidas armênias ou até mesmo não tinham tempo para tal, tendo que depender, sempre, de suas mães e avós.

Voluntárias e membros da UGAB em encontro. Sentadas: Yepros Kirikian, Maria Distchekenian, Angele Deguirmendjian, Nuver Minassian e Hipsime Salibian; em pé: Monica Nalbandian, Sam Simonian (membro do Conselho de Curadores da AGBU), Leone Voegueritchian, Dr. Berge Setrakian ( Presidente Mundial da UGAB Global, Ivone Ghougassian, Regina Bazarian e Violet Der Matossian

E pensando em solucionar essa questão e, mais do que isso, pensando em ajudar o próximo por meio das obras assistenciais da UGAB, foi decidido que esse grupo começaria a cozinhar e vender o melhor da culinária armênia.

Inicialmente formado por 20 mulheres, o grupo começou a trabalhar às segundas-feiras, já que era nesse dia em que as voluntárias se reuniam e, também, por ser o dia em que seus maridos e demais diretores chegavam à noite para a reunião semanal da entidade.

Voluntárias em jantar. Do fundo à frente: Maria Distchekenian, Hripsime Salibian, Mairanuch Keoroglian, Regina Bazarian, Nelly Nalbandian e Noemia Mekbekian

Com o passar do tempo, algumas voluntárias infelizmente faleceram, mas nem por isso a Cozinha da UGAB perdeu sua força, já que, em um trabalho conjunto, todas mantém essa tradição de décadas.

Atualmente, há diferentes perfis e idades entre as voluntárias, que se juntam pelo propósito de, por meio da culinária, ajudar àqueles que mais necessitam – vale destacar que entre as voluntárias temos mulheres que não sabiam cozinhar e que aprenderam o ofício com as outras.

Foto mais recente das atuais voluntárias. Da esquerda para a direita: Anita Boyamian, Erny Boyamian, Maria José Santos (de costas), Cassia Barbosa, Nuver Der Haroutiounian e cuidadora, Lucy Distchekenian, Maria Sapadjian, Seta Torian, Monica Nalbandian, Maria Balabanian e as mãos de Giselle Cortopassi.

Se adaptando à cultura local e aos novos tempos, mas sem perder sua essência e qualidade, a Cozinha da UGAB tem clientes fiéis desde 1985, com novos surgindo ano a ano. Atualmente, oferece clássicos da culinária armênia e com opções para todos os públicos, já que oferece, também, opções vegetarianas

E nesses 37 anos de história, são essas as pessoas que foram voluntárias da Cozinha da UGAB e que fizeram a diferença na vida de tantas pessoas, ajudando, além disso, a manter viva um dos pilares dessa cultura tão única: Angele Deguirmendjian, Anita Boyamian, Archalouis Gebenlian, Archalouis Topgian, Alice Takesian, Araksy Meguerditchian, Arusiak Bazarian, Aznive Papazian, Cristina Kechichian, Diana Boudakian, Erny Boyamian, Giselle Cortopassi, Heripsime Salibian, Ivany B. Vosgueritchian, Ivone Ghougassian, Leone Vosgueritchian, Lily Rassam, Lucy J. Distchekenian, Maria Distchekenian, Maria Sapadjian, Maria K. Asarian, Maria Balabanian, Mairanuch Keoroglian, Maria K. Apovian, Margo Missrilian, Monica Nalbandian, Nayiri C. Apovian, Nelly Nalbandian, Noemia Mekbekian, Nuver Der Haroutiounian, Nuver Minassian, Regina Astardjian, Regina W. Bazarian, Seta Torian, Sirvart Janikian, Siranuch Debelian, Sonia Kouyoumdjian, Suzana T Mosditchian, Sueli Khatounian, Therese Q. Kaghtazian, Vartoush Mosditchian, Vitoria Panamian e Yepros Kirikian.

Ficou interessada em fazer parte dessa história tão linda e de ajuda ao próximo de décadas?  Então entre em contato agora mesmo com a secretaria da UGAB, pelo (11) 3814.9299 ou 94559.7267 – basta dar o seu nome e vir continuar conosco essa tradição!

Ficou com vontade de pedir os incríveis pratos típicos oferecidos pela Cozinha da UGAB? Então clique aqui.

E uma coisa é certa: com a ajuda de vocês, voluntárias e clientes, outras várias décadas virão para a Cozinha da UGAB!

As voluntárias Monica Nalbandian, Seta Torian, Giselle Cortopassi, Maria Balabanian, Regina Astardjian, Erny Boyamian, Nuver Der Haroutiounian e cuidadora, com o Presidente-Diretor da UGAB Brasil, Haig Apovian, e o tesoureiro Rafael Balukian
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
Pedidos ou Contato?