CONECTE-SE COM A ARMENIDADE

A LUTA DE UM POVO COMEÇA PELO ORGULHO DA SUA ORIGEM

UGAB

União Geral Armênia de Beneficiência

Quinto aniversário da UGAB no Cairo, Egito, em 1911.

A União Geral Armênia de Beneficência (UGAB) é a maior organização mundial armênia sem fins lucrativos, cujo objetivo é a preservação do patrimônio armênio por meio de programas educativos, culturais e humanitários. Com sede em Nova York e impactando 500 mil pessoas todos os anos, a UGAB tem uma presença ativa em 31 países e 74 cidades e atende às necessidades dos armênios com programas educacionais, escoteiros, acampamentos, artísticos e de ensino virtual.

Movido por um profundo sentimento de dever nacional, frente às diversas perseguições contra armênios que se iniciaram no fim do Século XIX, o fundador e primeiro presidente da UGAB, Boghos Nubar, decidiu, junto com nove membros fundadores, formar uma organização para servir a todos os armênios e preservar a identidade armênia. E desde o início, em 15 de abril de 1906, no Cairo, Egito, a reputação e integridade da organização ecoou e a UGAB emergiu e se tornou uma organização internacional comprometida em fazer a diferença, desempenhando um papel significativo na defesa das tradições e valores armênios, servindo a todos os armênios, independentemente do país de origem.

 

Por meio da visão de seus líderes e do apoio generoso de doadores e membros dedicados, a UGAB impacta 500 mil pessoas todos os anos e redefiniu sistematicamente o cenário da Nação Global Armênia por meio de suas ações e projetos. Sediada em Nova York, opera, atualmente, em 31 países e 74 cidades, com 47 centros e escritórios comunitários, 33 grupos do YP, administra 25 escolas, oferece bolsas de estudos e apoia diversos programas e iniciativas – incluindo a Universidade Americana da Armênia, centros de refeições para os idosos, centros para crianças, acampamentos de verão, publicações em seis idiomas, entre outros. 

Comprometida em manter seu legado, a UGAB se adapta às necessidades da comunidade mundial e às demandas dos nossos tempos atuais, e, por meio de seu trabalho, continua a criar uma base para a prosperidade de todos os armênios do mundo, ao mesmo tempo que faz a diferença no mundo como um todo

UGAB

UGAB no Brasil

Diretoria 2022-2024

Rafael Balukian
Presidente

Avedis Markossian
Vice-Presidente

Aram André Apovian
Tesoureiro

Monica Nalbandian
Secretaria

Norair Chahinian
Diretor Cultural

Any Akopian
Assistência Social

Haig Apovian
Relações Institucionais

Sede da UGAB no Brasil, localizada no bairro de Pinheiros, na capital São Paulo

O Brasil, um país formado por imigrantes de todo o mundo, sempre recebeu todas as pessoas de braços abertos. E foi aqui, em uma comunidade armênia em formação, que diversos membros sentiram a necessidade de criar uma filial brasileira da UGAB – União Geral Armênia de Beneficência, a maior organização sem fins lucrativos do mundo dedicada à defesa da herança armênia, entidade essa que eles frequentaram em suas cidades de origem.

E no dia 27 de agosto de 1964, em São Paulo, vinte e três membros da comunidade armênia no Brasil fundaram a UGAB Brasil, que há mais de 50 anos se dedica aos mais necessitados, à preservação da cultura e língua armênia, à benemerência, à educação, à cultura e à formação das futuras gerações.

A UGAB Brasil iniciou sua trajetória reunindo-se nos escritórios dos seus primeiros diretores e, com poucos anos de existência, comprou seu primeiro imóvel, que ficava no centro de São Paulo. O espaço físico não importava, já que desde o primeiro dia os esforços da diretoria e de seus membros eram voltados para ajudar os mais necessitados e, também, permitir que os jovens sem recursos frequentassem uma universidade e, assim, pudessem se tornar grandes profissionais, nas mais diferentes áreas.

Em 1974, já no seu endereço atual, no bairro de Pinheiros, a UGAB Brasil possuía um Departamento Feminino atuante e engajado em todos os projetos e viu os jovens da comunidade, já organizados, formarem o Departamento de Jovens Armenig, que deu um novo e importante incentivo à área esportiva, atividade que eventualmente seria acrescentada aos pilares da entidade. Nascia, assim, em poucos anos, o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural Alex Manoogian, com seus centros nas áreas educacionais e esportivas. E ainda na década de 70, foi criada uma escola para o ensino do idioma armênio para as crianças e jovens da comunidade.

Em 1983, o Departamento de Jovens Amenig instituiu um concurso literário, sempre realizado em outubro, considerado o mês da cultura armênia. No mesmo ano, a diretoria da UGAB Brasil decidiu que a escola que seria construída levaria o nome de “Escola Paren e Regina Bazarian”, um reconhecimento ao incentivo dado a cultura e educação pelos Sócios Beneméritos da UGAB Global, Paren Bazarian e Regina Woskergian Bazarian – figuras importantes na comunidade armênia do Brasil, eles iniciaram sua trajetória na UGAB Brasil em 1965, apenas alguns meses após a fundação, e se tornaram peças importantes para o futuro da entidade no país.

Terceira filial da UGAB na América Latina, a UGAB Brasil, desde setembro de 2016, é liderada por uma diretoria jovem, formada por profissionais das mais diversas áreas, com larga experiência e conhecimento do legado das diretorias passadas. Com dedicação e comprometimento, honrando sempre o compromisso e os valores da UGAB, a diretoria atual trabalha em direção ao futuro, atraindo jovens e trazendo novas ideias, propostas e formatos, sem jamais esquecer o caminho da benemerência, pilar inalterável da entidade desde sua fundação.

Graças ao esforço conjunto da diretoria, apoiadores e membros, a UGAB Brasil continua a trabalhar incansavelmente e apoia, de forma irrestrita, toda a comunidade armênia que vive no Brasil. Colaborando financeiramente com diversas instituições beneficentes, auxiliando e distribuindo cestas básicas a um número considerável de famílias em situação de vulnerabilidade, oferecendo bolsas de estudo para jovens que não possuem as condições necessárias – no momento, são quatro bolsas no Azkaian Turian Varjaran – Externato José Bonifácio e sete bolsas universitárias – e colaborando com a igreja armênia e com a escola da coletividade, além de participar de todos os momentos importantes da vida comunitária, a UGAB Brasil faz jus ao seu lema: “A União Faz a Força”.

UGAB

UGAB na Armênia

Canteiro de obras, por volta de 1932, durante a construção da cidade de Nubarashen, financiada pela UGAB, em homenagem ao fundador da instituição, Boghos Nubar

Desde sua fundação, a UGAB, além de servir a armênios de todo o mundo, vem trabalhando pelo bem da pátria Armênia, sempre em busca do melhor para o interesse nacional e ajudando o país a prosperar.

A primeira ação na Armênia foi em 1907, com a doação de comida e sementes para ajudar no combate à grande fome que assolava Yerevan naquele período. A partir dos anos 20, a UGAB se tornou a única organização benevolente autorizada a funcionar na Armênia Soviética, fornecendo infraestrutura, contribuindo para o desenvolvimento rural e oferecendo educação e assistência para os órfãos do Genocídio Armênio.

Desenvolvendo diversas ações por todo o país, a UGAB, graças aos esforços de seus membros e doações, também ajudou a repatriar armênios que estavam fora de sua pátria mãe – apenas entre 1923 e 1946, foram mais de 70 mil. E entre 1944 e 1948, foram arrecadados mais de dois milhões de dólares, com o objetivo geral de continuar auxiliando na repatriação de armênios e também de apoiar a Armênia no pós-Segunda Guerra Mundial.

Nas décadas seguintes, a UGAB continuou a apoiar e auxiliar a Armênia, por meio da parceria com a Igreja Apostólica Armênia. Em 1988, após o Terremoto de Spitak, a entidade imediatamente entrou em ação e supervisionou os esforços que ajudaram a salvar milhares de vida e, três dias após o desastre, organizou a distribuição de roupas, alimentos, remédios e outras provisões necessárias ao país e aos atingidos pela tragédia – ao final de 1991, mais de 10 milhões de dólares haviam sido arrecadados para auxiliar as vítimas do terremoto.

Com a independência da Armênia em 1991, a UGAB expandiu seus esforços, construindo instituições culturais e educacionais, que introduziram novas oportunidades, descobriram talentos locais e criaram jovens líderes – esses programas desenvolvidos serviram, também, como fonte de esperança e encorajamento para o povo da Armênia, em tempos de incerteza.

Trabalhando em todas as esferas da sociedade, a UGAB contribui substancialmente no campo da medicina, fornecendo equipamentos e treinamento médico aos profissionais da área, ajudando a implementar novas instalações, todas modernas e bem equipadas.

Ainda desenvolve, em parceria com a Santa Sé de Etchmiadzin, duas frentes de ação: a renovação e expansão de seus muitos centros e instituições de saúde e serviço social e a construção de inúmeras igrejas e instituições religiosas.

Na República de Artsakh, país com a presença milenar de armênios, a UGAB desenvolve vários projetos, como o apoio vital para a construção de escolas e residências – além de trazer tecnologia de ponta no ramo da educação aos alunos mais desfavorecidos, por meio da parceria com a New Education Strategy – e o apoio à Orquestra de Câmara de Karabakh.

UGAB

Missão da UGAB

Documento original da fundação da UGAB

Desde sua fundação, a UGAB trabalha para formar uma Nação Global Armênia forte e vibrante e para fornecer recursos e oportunidades para os armênios prosperarem e florescerem em todos os aspectos de suas vidas, por meio de programas e atividades que atuam nos quatro pilares centrais da entidade: alívio humanitário, educação, cultura e história e desenvolvimento socioeconômico.

Mais do que tudo, a UGAB é um espaço global onde todos os armênios podem se conectar e é, graças a sua vasta rede global, uma boa fonte de oportunidades e alternativas para o seu crescimento, tanto pessoal quanto profissional. 

Além de contar com ótimas estruturas e destinos de viagem em diversos continentes, os programas da UGAB vão te possibilitar algo que nenhum outro programa não-armênio vai, que é se reconectar com a sua herança e identidade armênia.

Toda a rede internacional da UGAB já existe e está preparada para receber você. Venha fazer parte e faça a diferença para a Nação Global Armênia e para o mundo.